sábado, 15 de outubro de 2011

Um pouco sobre produção em Mossoró-RN

SOBRE O SAL


A salina utiliza água do mar como matéria prima, um recurso renovável e inesgotável. A água do mar é captada do Rio Mossoró e bombeada para dentro de uma seqüência de evaporadores e concentradores, onde a evaporação solar aumenta gradativamente a concentração de sais, até o ponto em que a salmoura está saturada de cloreto de sódio. Neste momento é transferida para os cristalizadores onde a precipitação do sal ocorre antes de haver a cristalização dos sais que possam contaminar o produto final. Este sal cristalizado é posteriormente colhido, lavado para retirada de impurezas e estocado em pilhas, ficando pronto para ser beneficiado.





Esquema gráfico de produção


Beneficiamento do sal
O sal beneficiado passa por processos distintos de acordo com sua finalidade. São Produzidos os seguintes tipos de sal: refinado, micronizado, grosso para churrasco, peneirado, triturado, granulado, moído e grosso em pedra. Os produtos são acondicionados em embalagens de 25Kg, 50 kg, 30 x 1Kg, 10 x 1Kg, big-bag e à granel.
Os equipamentos utilizados no beneficiamento do sal são totalmente construídos em aço inoxidável. A refinaria tem capacidade de produção de 30 ton/hora. O processo produtivo é composto de: esteiras classificadoras, moinhos específicos, secador de leito fluidizado à gás com trocadores de calor, ciclones para retirada de pó e outros resíduos, peneiras classificadoras, catadores magnéticos de solúveis ferrosos, empacotadoras automáticas e enfardadeira automática.
http://www.cimsal.com.br/sobreosal.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário